Artigo: “Towards an Intercultural Representation of Mediterranean Intangible Cultural Heritage (ICH)”

Entre os resultados do projecto MEDINS a produção de artigos sobre o objecto do nosso estudo – O Património Cultural Imaterial na região do Mediterrâneo, revelou-se fundamental para a disseminação do trabalho desenvolvido.

Apresentamos aqui um artigo da autoria de Jesse Marsh e Francesco Passantino sobre o contributo da Web 2.0 para a promoção do património cultural imaterial no contexto do projecto MEDINS.

Abstract:

In this paper, we address the issue of interoperability for regional databases of Intangible Cultural Heritage (ICH). Work carried out in the INTERREG IIIB MEDOCC “MEDINS” Project aimed to apply a common cataloguing system as an application of the UNESCO 2003 ICH Convention. The project activity “Multimedia Labora-tories” offered an alternative approach, with a simplified, navigation-oriented web service capable of incorporating Web 2.0 features while aggregating items from different regional databases in an intercultural context. The co-design development process of the prototype is described, and the XML code defined to link to data from different sources is illustrated. In conclusion, lessons learned and future development issues are set forth.

Keywords: Interoperability, Intangible Cultural Heritage, MEDINS, XML

Pode encontrar aqui o artigo na íntegra:
http://www.esiig2.it/

0 Respostas to “Artigo: “Towards an Intercultural Representation of Mediterranean Intangible Cultural Heritage (ICH)””



  1. Deixe um Comentário

Deixe um comentário




Património Cultural Imaterial:

“as práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões – bem como os instrumentos, objectos, artefactos e espaços culturais que lhes estão associados – que as comunidades, os grupos e, sendo o caso, os indivíduos reconheçam como fazendo parte integrante do seu património cultural. Esse património cultural imaterial, transmitido de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio, da sua interacção com a natureza e da sua história, incutindo-lhes um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo, desse modo, para a promoção do respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana.” UNESCO 2003

Flickr Photos